26 de out. de 2012

Redação ENEM


Redação do Enem 2012: O Exame Nacional do Ensino Médio, desde sua criação em 1998, vem adotando uma temática específica para a redação.
Normalmente é exigido do candidato a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo, no qual deve ser exposta uma solução para o eventual problema apresentado. É importante organizar bem o texto, apresentando um título, introdução, desenvolvimento e conclusão. Apresentar argumentos e defender de forma consistente a proposta apresentada é um ponto positivo a favor do candidato.
tema da redação do Enem 2012 será apresentado junto de uma coletânea de textos, normalmente no enunciado da prova. É importante que o candidato utilize as ideias presente nos textos e faça observações sobre os fatos e/ou estatísticas, aliando a dados e fatos que tenha conhecimento. Por este motivo muito se fala que é essencial o hábito da leitura quando estiver se preparando para o Enem.
Da mesma forma como ocorreu nas edições passadas do Enem, o tema da redação do Enem 2012 deverá abordar uma reflexão e análise crítica frente a situações sociais e humanísticas. Procure enriquecer sua redação com argumentos críticos que demostrem sua preocupação com os valores humanos na sociedade.

Dicas para a Redação do Enem
A redação do Enem 2012, assim como a maioria dos exames de redação de processos seletivos, exige respeito à norma culta da língua portuguesa. Para se alcançar uma boa nota, sugere-se que o candidato busque a construção da redação fundamentando-se na aplicação dos conceitos das várias áreas do conhecimento, processamento de dados apresentados (seja em tabelas ou gráficos) e principalmente construção de argumentos consistentes. Outro aspecto fundamental é a argumentação como proposta de intervenção solidária na realidade, respeitando os direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural.
E não se esqueça: a redação no Enem deve possuir um número mínimo de 7 linhas e máximo de 30 linhas, além de serem escritas com caneta esferográfica preta feita de material transparente. A prova possui um espaço reservado ao rascunho. Faça uso desse espaço para construção de um bom texto.

Confira alguns temas que podem aparecer na Redação do Enem 2012:
- Avanços e obstáculos da nova família brasileira
- O voluntariado e a importância da solidariedade
- Violência no trânsito
- A questão das drogas no crescimento de crianças e adolescentes
- A sustentabilidade como meio de desenvolvimento
- Participação dos jovens na política
- O esporte como fator de inclusão social
- A busca por respeito às minorias sociais
- Consciência e responsabilidade no trânsito
- A arte e a formação da identidade nacional
- O papel do jovem na sociedade
- As transformações na escrita
- A importância do esporte no fortalecimento da cidadania

VEJA AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO DO ENEM 2012
Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

http://enem.inep.gov.br/cartao-confirmacao.html



Fonte: Inep
Estelimar Maria Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar nosso Blog!